Powered By Blogger

Bem vindo

Espero que você goste do que aqui encontrar.

domingo, 3 de janeiro de 2021

O Arcebispo que eu conheço

Não me agrada iniciar o ano prendendo meu olhar ao passado numa circunstância tão obscura. Natural seria começá-lo cheio de planos para um futuro que se faz agora, tão próximo. 

Mas, às vezes na vida, se faz necessário um passo atrás para um firme passo adiante. Te convido a fazer essa dinâmica comigo, a partir de agora.

O ano era 2009, uma quarta-feira bem cedo, 30 de dezembro, e eu lembro muito bem, como se fosse hoje, que acordei com a notícia que após nove meses de vacância, nossa Arquidiocese tinha um novo Arcebispo. Permita-me, uma primeira ponderação: a Arquidiocese de Belém é a terceira mais antiga do Brasil, renomada no país pelas expressões de zelo litúrgico e devoção popular que alça seu ápice no segundo domingo de Outubro com o Círio de Nazaré, reunindo 2 milhões de pessoas na capital paraense. 

Foto: Leonardo Monteiro

Adiante. Logo que descobri o nome, fiquei muito feliz: Dom Alberto Taveira Corrêa, "o Bispo da Canção Nova, de Palmas-TO", pensei com a minha consciência de um garoto de 17 anos recém-completados. Ousado, como quase sempre sou, escrevi-lhe um e-mail certo de que, provavelmente, nem teria retorno. Mas, escrever nunca faz mal; a mim… muito menos! Com poucas palavras dei a dom Alberto boas vindas e expressei minha alegria por sua chegada, também manifestei que queria ser Padre nesta Arquidiocese. 

Não demorou muito para eu obter resposta. Curta, simples e pontual, no estilo dele que mais tarde eu me acostumaria… Ocorre que dali surgiu resposta, e depois já era uma conversa. 


Ao chegar em Belém, nos encontramos pessoalmente a primeira vez em Mosqueiro, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, em uma Missa em plenas férias escolares. Me apresentei e recebi o convite para conversar com ele. Fiquei embasbacado. O Arcebispo? Preocupado comigo? Disposto a me ouvir? O que eu teria para lhe falar além do meu propósito de ser padre? Não entendi, mas aceitei. Assim, em agosto estávamos conversando pela primeira vez. Inclusive, devo dizer que houve um atraso (não lembro bem o porquê) e ele não teria nem como conversar comigo no gabinete da Cúria, desta feita, conversamos no carro, a caminho de uma Crisma que ele presidiria na Capela Nossa Senhora de Loreto, em Belém.

Por uma questão de total privacidade minha, não vou expor o teor da conversa. Mas posso assegurar muitas coisas:

1. Dom Alberto tinha/tem o hábito de dar atenção, muita atenção, a todo que dele se aproxima e diz ter vocação. Ele acredita mesmo na vocação da pessoa e se permite conhecê-la na medida em que ela se permite também. 

2. Quem conversa com Dom Alberto (e não só seminaristas, mas até mesmo casais e leigos que se confessam e são acompanhados por ele) percebem a lucidez e sabedoria que emanam de sua visão de mundo. Isso ajuda-nos a construirmo-nos integralmente, superando nossas falhas humanas, nossos vícios e pecados. 

3. Em nenhum momento que estive com Dom Alberto, a sós ou em grupo, fui assediado por ele, direta ou indiretamente, nunca sequer houve qualquer insinuação fora do contexto religioso. 

4. Também nunca ouvi, presenciei ou desconfiei de tal atitude dele para com meus irmãos conhecidos do Seminário ou de fora dele. Nunca houve estórias neste sentido.

5. Dom Alberto é um verdadeiro pai para todos os Seminaristas. O que eu vi nele, vi em muitos poucos Bispos (talvez até dê pra contar nos dedos) do zelo pelo Seminário, da presença quase rotineira, do carinho e da confiança que ele tem por cada Seminarista. 

6. Além das conversas, apoio moral e espiritual, Dom Alberto também é um pai no sentido daquele que provê. Em 2015 ganhei uma oportunidade de estudar em São Paulo um curso na área de comunicação promovido num convênio da PUC/SP e SEPAC/Paulinas. Dom Alberto não só garantiu para mim a parte burocrática (pedido de bolsa, etc), como ajudou com as passagens e acreditou em mim. Depois, tal confiança novamente se manifestou no período que prestei serviço à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil) e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2 (Pará e Amapá), onde sempre contei com seu apoio.  

Por outro lado, convivi com alguns dos quatro ex-seminaristas que agora o denunciam por supostos abusos. Não vejo necessidade e nem me animo para falar deles. O que eles merecem de mim - e tem - é a compaixão que se manifesta nas muitas orações que tenho feito por eles nestes últimos dias. A Misericórdia do Senhor os alcançará e o mal feito hoje não é a Dom Alberto, é à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, e lamento muito terem se afastado desta Igreja que foi - e continua sendo - uma Mãe para vocês!

Por fim, reforço que ao longos destes quase onze anos de Dom Alberto em Belém, NUNCA fui assediado e NUNCA ouvi/vi nenhum relato por parte de qualquer irmão meu que pudesse ter sofrido também algum abuso. Ademais, em todas as conversas que tive com o Arcebispo, sequer a porta era trancada, e o ambiente (casa ou escritório) sempre estava com seus habituais moradores/funcionários. 

A vocês, meus irmãos, amigos, familiares, pessoas que talvez eu nem conheça mas estão lendo isto aqui, peço suas orações! Rezemos pela Igreja, por Dom Alberto, pelas vocações e por este tempo bonito de provação que estamos passando. Que saibamos ser sábios e apegarmo-nos à Cruz de Cristo com serenidade e firmeza, sem medo, sem temor, sem receios. Após a escuridão do Calvário, resplandecerá para nós a beleza do "Dia do Senhor", amanheceremos na Glória da Verdade, da Ressurreição! A Cruz não é o fim!


7 comentários:

  1. Estamos unidos em oração. Somos testemunhas da integridade deste homem que tem nos ajudado com seu amor de pai, amigo e pastor Dom Alberto Taveira.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, belas, verdadeiras e sábias palavras escritas por vc sobre e por Dom Alberto!

    Eu tb convivi com Dom Alberto e nunca vi, presenciei ou ouvi algo sobre a idoneidade e honestidade do mesmo.

    O Espírito Santo há de vir por estas falsidades a limpo!

    Eu creio e apoio Dom Alberto!

    Deus te abençoe!

    Feliz e abençoado Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE SEMPRE🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  3. Tudo vai se resolvido e a verdade vai acabar com a mentira força Dom Alberto

    ResponderExcluir
  4. Estou em oração por nossa Santa Igreja Católica e espero que tal denúncia sejam caluniosas, pois não conheço pessoalmente o Dom Alberto, mas sei que o demônio age através das pessoas para derrubar a verdadeira Igreja de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  5. 🙏🙏🙏🙏🙏DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE SEMPRE🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Eu também não acredito nessas coisas que estão falando dele, isso é cilada do inimigo,eu estou pedindo em oração por ele, temos que ter fé que tudo vai ser esclarecido na vida dele,com a Graça de Deus e a intercessão de N.Sra de Nazaré.

    ResponderExcluir